Cuidados essenciais para ter um pet em apartamento

Não é de hoje que os pets ganharam os lares brasileiros! Gatos e cachorros são parte da família e a rotina dos animais nos apartamentos é bastante confortável graças a uma série de cuidados dos tutores. Confira uma listinha dos principais pontos de atenção e prepare a sua residência (ou confira se a sua casa cumpre hoje todos as orientações).

Ambiente protegido

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar na segurança do pet no ambiente. Para os gatos, a tela é imprescindível. Independente do animal, o cuidado com varandas, janelas e escadas também é primordial.

O pet tem algum problema de locomoção? Ele sobe nos móveis e parapeitos com tranquilidade? Tem risco dele chegar muito perto de alguma janela? A preocupação com a estrutura do imóvel é a primeira coisa que você deve pensar.

Rotina definida

Mais do que a preocupação com o xixi, é preciso pensar que os passeios e brincadeiras também são necessidades básicas do animal, afinal, muitos precisam gastar energia igual as crianças.

Então, o tempo de diversão e as voltinhas na rua devem fazer parte da rotina com a mesma atenção do que aquela ida rápida ao “banheiro” do pet.

Os animais podem se estressar se saem da rotina por muito tempo, então é bacana definir as idas na rua, os momentos de diversão, a hora de dormir e quando acordar…

Espaço só dele

Os animais também valorizam muito o seu espaço: onde fica o seu bebedouro, seu potinho de ração, seus brinquedos, sua coleira e sua cama. Então é bacana criar esses pontos fixos em casa para o pet entender como “seu”.

O mesmo vale para o xixi e cocô do animal: desde cedo, é bacana criar o hábito para ele ter preferência por fazer em um espaço específico, facilitando a limpeza e o adestramento.

O essencial

Sempre vão surgir brinquedos legais para você comprar, algum biscoito que acabou de chegar no mercado, um ursinho diferente e por aí vai.

Por isso, antes de oferecer qualquer novidade e encher a casa de itens desnecessários, confira se o material pode ser tóxico para o seu animalzinho e o real uso dessas invenções. Os animais preferem mais a interação humana com carinho e respeito do que mimos estravagantes.

Se os tutores ficam muito tempo fora de casa, é bacana pesquisar por brinquedos que estimulam a diversão solo do animal, como bolinhas que soltam os grãos de ração aos poucos e ventosas que prendem os mordedores na parede.

Regras básicas

Você não será proibido de ter um animal de estimação no prédio, mas é preciso conferir as normas do condomínio para o uso de áreas comuns, como hall e espaço de lazer, por exemplo. Se o cachorro fizer um barulho exagerado com latido ou choro, o tutor pode levar uma multa do síndico.

E ainda tem a limpeza frequente do ambiente que é essencial em qualquer espaço de convivência, ainda mais em prédios, e é importantíssima para o bem estar do animal.

Pronto! Agora é só escolher um dos lançamentos da Haec Congel em Juiz de Fora, e programar a mudança com o seu pet!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s